Aprenda a tornar sua casa mais sustentável

Ser sustentável é viver em um ambiente construído e mantido de forma responsável. É ter práticas sustentáveis no dia a dia, orientando todos ao redor para que mais pessoas se motivem a agir de forma sustentável.



Ainda novo no Brasil, o termo “sustentabilidade” está em alta, veio para ficar e inspirar muitas pessoas que buscam viver em um mundo melhor.

Hoje, o blog Minha Energia Solar levará você à algumas casas sustentáveis espalhadas pelo mundo e ainda ensinará a deixar a sua casa mais responsável ambientalmente com dicas. Vamos conhecer as casas?




Brasil

Resistente ao fogo, água e cupim, a casa em Campo Grande, Minas Gerais, foi construída em seis dias a partir de espumas e fios de vidro.



Holanda Criada com 24 camadas de papelão, a Wikkelhouse é considerada três vezes mais sustentável que uma casa normal e foi construída em apenas um dia.



França O processo de construção da Pop-Up-House é semelhante ao Lego e foram necessários quatro dias para “montá-la” com materiais recicláveis a base de madeira tratada, parafusos de madeira e blocos de isolamento.




África do Sul O foco da Indawo é funcionalidade. A casa é estreita, porém, alta, priorizando a verticalidade dos móveis. A estrutura é indicada para países de altas temperaturas.


As casas acima foram estudadas e projetadas antes de serem construídas. Mas se você já tem a sua casa e quer deixá-la mais sustentável, é possível fazer adaptações que são valiosas para o meio ambiente. Veja:


Poupe água


Ouvimos, diariamente, pessoas levantando a bandeira do desperdício de água. Parece uma tarefa muito complicada, mas pequenas mudanças causam uma economia grande e recompensadora no futuro.


Arejador de água: instale em todas as suas torneiras, um “arejador”, pois ele diminui o fluxo da água, mantendo a sensação de volume.


Descarga de duplo acionamento: com o duplo acionamento é possível selecionar um botão que libera três litros de água na descarga e outro botão com seis mil litros, ativados a partir da necessidade.


Água residual: utilize baldes, caixas d’água e calhas para fazer a captação da água da chuva e utilizá-la para regar plantas, lavar o piso, dar descarga e outras atividades.


Utilize energia limpa


O sol é uma fonte natural e rica para muitas funções na vida. Para tornar uma casa mais sustentável, ele pode ser utilizado nas seguintes maneiras:


Gerar energia que abastecerá toda a rede elétrica da casa através da instalação de placas solares no telhado, sendo uma opção 100% limpa, renovável e não poluente ao meio ambiente.


Aquecer água do chuveiro e torneiras utilizando um coletor solar que gera energia térmica e esquenta a água.


Faça o uso de materiais conscientes


Não importa se você tem práticas sustentáveis, segue todas as dicas acima e não se preocupa com a origem dos produtos que consome. É muito importante certificar se a madeira vem de reflorestamento, se as empresas não exploram mão-de-obra e trabalho escravo, entre outras questões responsáveis.


A única alternativa para mudarmos o mundo é adotarmos medidas sustentáveis ainda hoje.

WB ENERGY | Energia Solar
67 4042 2401
Av. Afonso Pena, 5723 | Sala 1504 | Evolution Business Center
Campo Grande | Mato Grosso do Sul
  • YouTube WB Energy
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
A WB Energy é especialista em Energia Solar Fotovoltaica em Mato Grosso do Sul. Solicite um orçamento sem compromisso.