Qual a diferença entre aquecimento solar e energia solar? | WB Energia Solar

Aquecimento solar é o sistema que utiliza a energia fornecida pelo Sol exclusivamente para esquentar a água a ser utilizada em uma casa ou ambiente comercial. Já a energia solar é a aplicação do que é captado pelos painéis fotovoltaicos para a produção de eletricidade, expandindo o uso para diversas finalidades. Esses conceitos são semelhantes por dependerem da luminosidade e do calor solares para que os resultados sejam alcançados, entretanto os seus funcionamentos são diferentes e dependem de componentes específicos.


Muitas casas brasileiras têm placas instaladas no telhado mas nem todas servem para produzir energia elétrica. O sistema mais comum, por conta do preço mais convidativo, é o que usa placas escuras para aquecer a água e armazená-la em um recipiente especial. Apesar disso, a realidade está mudando e o preço dos sistemas de geração de energia elétrica fotovoltaica tem se tornado mais barato e feito a relação custo-benefício valer a pena.


Ainda que exista relativa diferença entre os valores de instalação, o objetivo de economizar dinheiro com a conta de luz acaba sendo alcançando tanto por um quanto por outro (em diferentes proporções). Ao usar um conjunto de placas para esquentar a água, torna-se possível reduzir drasticamente o consumo da energia gasta pelo chuveiro elétrico — um dos itens que mais consomem eletricidade quando usados. Mas mais do que isso, quem opta por instalar um sistema completo de geração fotovoltaica em casa ou na empresa passa a ser um microgerador de energia e obtém ganhos ainda maiores com a redução da conta de luz, já que além de converter a luz do Sol para consumo no próprio imóvel, pode disponibilizar o excedente para a rede e obter créditos com o insumo.


Os equipamentos para aquecimento solar e energia solar são diferentes?

Como as finalidades de uso da energia propagada pelo Sol são diferentes nos dois modelos, há particularidades técnicas em cada um dos sistemas.


As instalações que convertem a radiação solar apenas em calor para a água são mais simples e formadas pelos seguintes componentes:


coletor solar: responsável pela absorção da radiação solar. O calor é transferido para a água que circula no interior das tubulações de cobre;


boiler: é onde a água fica armazenada. Pode ser construído em cobre, poliproileno ou inox e é isolado com material que não agride a camada de ozônio. A água é mantida aquecida até que seja consumida.


Além desses componentes, serão necessários itens periféricos como fios e cabos elétricos. Mesmo assim a composição fundamental é bastante simples — o que justifica o custo menor desse tipo de instalação. Isso também tem relação com o resultado pretendido — apenas o aumento da temperatura da água.


Sistema de geração de energia solar

Por ser tecnicamente mais robusto, oferece resultados melhores. Os componentes têm uma função importante que não é tão simples como aquecer a água, mas também gerar energia elétrica, e há a necessidade de alguns componentes projetados especialmente para a captação e conversão da energia solar em elétrica, como:


módulos fotovoltaicos: são placas compostas por células solares, que possuem a capacidade de converter a luz do Sol em energia elétrica. Geralmente ficam dispostos nos telhados dos imóveis e conectados aos outros componentes do sistema por meio de fios elétricos. Não circula água pelo seu interior e pode ser instalada num local que já possua um sistema de aquecimento solar;


inversores: são eles que recebem a energia elétrica gerada pelos módulos e a sincronizam com a rede da concessionária, permitindo injetar este insumo na rede para abastecer os equipamentos do imóvel — ou transferir o excedente para a rede da companhia. Basicamente, converte a corrente contínua gerada pela energia do sol em corrente alternada, para ser usada pelos equipamentos elétricos;


A WB Energy trabalha com o estudo de viabilidade e implementação do sistema de energia solar fotovoltaico e você pode solicitar um orçamento sem compromisso para ter mais eficiência e reduzir os custos de sua atividade rural consideravelmente.


Saiba mais sobre energia solar em nosso site e entre em contato para tirar suas dúvidas!


Pare de gastar dinheiro com energia!


Com as placas fotovoltaicas da WB Energy você tem toda a tecnologia necessária para produzir sua própria energia elétrica com:⠀

- Economia Imediata;⠀

- Retorno do investimento em média de 3,5 a 4 anos;⠀

- Baixa Manutenção.⠀

Entre em contato com a WB Energia Solar, atendemos a cidade de Campo Grande/MS e todo o estado de Mato Grosso do Sul.


Orçamentos sem compromisso através do número:

📲 67 3045 8106


WB ENERGY | Energia Solar
67 4042 2401
Av. Afonso Pena, 5723 | Sala 1504 | Evolution Business Center
Campo Grande | Mato Grosso do Sul
  • YouTube WB Energy
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
A WB Energy é especialista em Energia Solar Fotovoltaica em Mato Grosso do Sul. Solicite um orçamento sem compromisso.