Dicas para escolher uma empresa de energia solar | WB Energia Solar

Muitos consumidores têm interesse em comprar energia solar e, conforme a procura, aumenta o número de empresas voltadas para esse setor que contam com tecnologia econômica. Entretanto, você sabe como escolher uma empresa de energia solar?


No post de hoje, daremos algumas dicas para que você possa fazer essa escolha com segurança e contar com uma organização qualificada para atuar com essa tecnologia sustentável.



1. Verifique se a empresa respeita as normas da Aneel

A primeira coisa que você deve observar é se a empresa de energia solar em questão respeita as normas registradas pela Resolução Normativa 482/12 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que determina regras para a microgeração e minigeração de distribuição de energia elétrica.


Nessa mesma norma se encaixa a geração de energia por painéis solares fotovoltaicos, responsáveis por gerar a energia solar.


2. Certifique que a empresa de energia solar garante o serviço

Para avaliar os fornecedores ou prestadores de serviço em energia solar, certifique a garantia oferecida pela empresa sobre cada componente usado. Veja se ela garante a instalação dos equipamentos, verifique a procedência e a qualidade dos componentes que estão incluídos no projeto e observe o atendimento prestado. Em relação ao tratamento com o usuário, você deve ficar de olho desde o primeiro contato!


Os painéis solares fotovoltaicos, grandes estrelas entre os componentes do sistema, são comercializados com o prazo de garantia médio de 10 anos contra defeitos de fábrica. Porém, as empresas que fabricam esses painéis garantem 25 anos de plena utilização com perda máxima de 20% ao longo desse tempo. Por isso, fique de olho nos prazos de garantia que a empresa oferece.


3. Observe se o painel incluído em seu projeto possui diodos de by-pass

Os diodos de by-pass melhoram o desempenho do painel. Com eles, o equipamento não recebe tanto impacto das sombras de nuvens ou de folhas. É importante também você verificar se o vidro do painel solar possui pelo menos 3 mm de espessura para que possa suportar as chuvas de granizo. Afinal, você não quer ter uma surpresa desagradável depois de uma tempestade, não é verdade?


4. Fique de olho no atendimento

A empresa solar foi ágil no atendimento? Se a resposta for afirmativa, já é um ponto positivo para ela. Empresas de energia solar precisam ter um atendimento eficiente e rápido. Normalmente, ele deve ser feito em até 48h. Entretanto, algumas organizações não conseguem fazer por conta da demanda. Mesmo assim, não dá para o cliente esperar ser atendido após dois dias, não é mesmo?


5. Veja se a empresa consegue esclarecer suas dúvidas

Outro fator importante que você precisa observar é em relação à capacidade que a empresa tem de esclarecer suas dúvidas. Analise se ela tem conhecimento ou é leiga no assunto, pois é fundamental que saiba tudo sobre o sistema fotovoltaico. Ela precisa esclarecer suas dúvidas técnicas; caso contrário, não terá como fazer uma boa instalação do sistema.


6. Informe sobre os parâmetros de qualidade

Para que você possa se sentir seguro a respeito de sua escolha, se informe sobre os parâmetros de qualidade e verifique junto às empresas consultadas. Um bom fornecedor garantirá o máximo potencial extraído de seu projeto de energia solar. Tenha também tranquilidade e atenção aos detalhes durante a escolha para que os melhores resultados sejam garantidos para você e o meio ambiente.


7. Confira se a empresa faz vistorias técnicas

É importante que a empresa dê suporte técnico a você. Confira se ela faz vistorias e checa a viabilidade da instalação, como no local no telhado onde as placas solares serão instaladas. Ela deve observar a inclinação e o desvio azimutal (que é a diferença, em graus, entre o norte e a orientação do telhado).


Também é importante verificar outros aspectos como os presumidos no momento inicial do dimensionamento, usando como base as localizações geográficas que demonstrarão a capacidade real da geração do sistema.


Outra dica é que a empresa de energia solar deve observar com detalhes as características elétricas do imóvel para disposição da instalação do inversor, onde passarão os cabos e a troca do inversor.


Porém, para que tudo isso seja feito, é necessário que a empresa que vá fazer a vistoria tenha muita experiência profissional e é aí que você deve ficar atento. Afinal, você não quer ser pego de surpresa por uma empresa que não sabe o que faz, não é mesmo?


Energia Solar não é tudo igual.

Na WB Energy você é atendido por um engenheiro especialista que trabalha com estudo de viabilidade e implementação do sistema de energia solar fotovoltaico do começo ao fim.


Saiba mais sobre energia solar em nosso site e entre em contato para tirar suas dúvidas!


Pare de gastar dinheiro com energia!


Com as placas fotovoltaicas da WB Energy você tem toda a tecnologia necessária para produzir sua própria energia elétrica com:⠀

- Economia Imediata;⠀

- Retorno do investimento em média de 3,5 a 4 anos;⠀

- Baixa Manutenção.⠀

Entre em contato com a WB Energia Solar, atendemos a cidade de Campo Grande/MS e todo o estado de Mato Grosso do Sul.


Orçamentos sem compromisso através do número:

📲 67 3045 8106


WB ENERGY | Energia Solar
67 4042 2401
Av. Afonso Pena, 5723 | Sala 1504 | Evolution Business Center
Campo Grande | Mato Grosso do Sul
  • YouTube WB Energy
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
A WB Energy é especialista em Energia Solar Fotovoltaica em Mato Grosso do Sul. Solicite um orçamento sem compromisso.