8 dúvidas mais frequentes sobre a energia solar

Por ser uma modalidade ainda em crescimento, a energia solar desperta algumas dúvidas entre os consumidores de todos os tipos: residenciais, comerciais ou industriais. Por isso, reunimos neste post as principais questões acerca da energia solar, uma forma de contribuir na sua decisão por essa modalidade de geração renovável e limpa.



1- Qual a diferença entre um sistema fotovoltaico e um aquecedor solar?


O sistema fotovoltaico utiliza a energia do sol para produzir eletricidade pelo efeito fotovoltaico, que possuem a capacidade de captar a luz solar e produzir corrente elétrica para atender uma demanda de energia.


Já no aquecedor solar, o calor é captado por coletores solares instalados nas coberturas de prédios ou residências para aquecer a água.


2- Quanto tempo dura um equipamento fotovoltaico?


Os fabricantes fornecem garantia de geração da energia elétrica por 25 anos, mas o sistema pode ultrapassar os 30 anos de funcionamento, com uma redução de desempenho de aproximadamente 0,5% ao ano. Para os inversores, a garantia do fabricante é de 5 anos tendo vida útil de aproximadamente 15 anos.


3- O sistema demanda muita manutenção?


Uma limpeza periódica é importante para que o sistema consiga produzir eletricidade com maior eficiência. É importante verificar se há o surgimento de árvores, plantas ou objetos que possam causar sombra sobre os painéis, o que pode reduzir a geração do sistema. O cliente pode acompanhar a geração de energia do seu sistema através de um aplicativo, e no mesmo identificar problemas na geração podendo solicitar a empresa responsável que identifique o possível problema e efetue a manutenção necessária.


4- É possível zerar a conta de luz com um sistema fotovoltaico?


Não é possível zerar a conta de luz, pois o sistema fotovoltaico é conectado à rede de distribuição, sendo necessário o pagamento de uma taxa mínima do custo de disponibilidade. Porém, a economia pode chegar a 95% da conta.


5- É necessário realizar algum tipo de obra para instalar o sistema?


Os módulos fotovoltaicos podem ser instalados sobre a cobertura da edificação, laje ou no solo. O inversor é fixado na parede geralmente próximo ao quadro de energia e o cabeamento é conectado diretamente no barramento já existente, sendo assim desnecessário qualquer tipo de intervenção.


Somente serão necessárias intervenções quando a concessionária identificar que o padrão de entrada não possuir espaço físico suficiente para receber o medidor bidirecional, equipamento instalado pela própria concessionária local. Podendo assim solicitar ao proprietário da UC a padronização do padrão de entrada.


6- A geração de energia é prejudicada se houver alteração na internet?


Para monitorar o sistema de energia solar é utilizada a rede de internet local. Sempre que forem feitas alterações de roteador, modem, senha ou nome da rede, os gráficos do monitoramento podem sofrer alguma modificação, porém não há impactos para a geração da energia.


7- Como é dimensionado o sistema?


O sistema é dimensionado com base na média mensal de consumo de energia, município e das características físicas do local (inclinação e orientação do telhado). A partir disso, a quantidade de energia elétrica gerada poderá atender até 95% do consumo indicado pelo cliente.


8- Como posso solicitar um orçamento para instalar o sistema fotovoltaico na minha residência?


Entre em contato conosco. Para orçamentos ligue ou mande uma mensagem no WhatsApp para 📷 67 3045 8106 | 67 99681 4585 e saiba mais.

WB ENERGY | Energia Solar
67 4042 2401
Av. Afonso Pena, 5723 | Sala 1504 | Evolution Business Center
Campo Grande | Mato Grosso do Sul
  • YouTube WB Energy
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
A WB Energy é especialista em Energia Solar Fotovoltaica em Mato Grosso do Sul. Solicite um orçamento sem compromisso.