Por ser uma modalidade ainda em crescimento, a energia solar desperta algumas dúvidas entre os consumidores de todos os tipos: residenciais, comerciais ou industriais. Por isso, reunimos neste post as principais questões acerca da energia solar, uma forma de contribuir na sua decisão por essa modalidade de geração renovável e limpa.

1- Qual a diferença entre um sistema fotovoltaico e um aquecedor solar?
O sistema fotovoltaico utiliza a energia do sol para produzir eletricidade pelo efeito fotovoltaico, que possuem a capacidade de captar a luz solar e produzir corrente elétrica para atender uma demanda de energia.
Já no aquecedor solar, o calor é captado por coletores solares instalados nas coberturas de prédios ou residências para aquecer a água.
2- Quanto tempo dura um equipamento fotovoltaico?
Os fabricantes fornecem garantia de geração da energia elétrica por 25 anos, mas o sistema pode ultrapassar os 30 anos de funcionamento, com uma redução de desempenho de aproximadamente 0,5% ao ano. Para os inversores, a garantia do fabricante é de 5 anos tendo vida útil de aproximadamente 15 anos.
3- O sistema demanda muita manutenção?
Uma limpeza periódica é importante para que o sistema consiga produzir eletricidade com maior eficiência. É importante verificar se há o surgimento de árvores, plantas ou objetos que possam causar sombra sobre os painéis, o que pode reduzir a geração do sistema. O cliente pode acompanhar a geração de energia do seu sistema através de um aplicativo, e no mesmo identificar problemas na geração podendo solicitar a empresa responsável que identifique o possível problema e efetue a manutenção necessária.
4- É possível zerar a conta de luz com um sistema fotovoltaico?
Não é possível zerar a conta de luz, pois o sistema fotovoltaico é conectado à rede de distribuição, sendo necessário o pagamento de uma taxa mínima do custo de disponibilidade. Porém, a economia pode chegar a 95% da conta.
5- É necessário realizar algum tipo de obra para instalar o sistema?
Os módulos fotovoltaicos podem ser instalados sobre a cobertura da edificação, laje ou no solo. O inversor é fixado na parede geralmente próximo ao quadro de energia e o cabeamento é conectado diretamente no barramento já existente, sendo assim desnecessário qualquer tipo de intervenção.
Somente serão necessárias intervenções quando a concessionária identificar que o padrão de entrada não possuir espaço físico suficiente para receber o medidor bidirecional, equipamento instalado pela própria concessionária local. Podendo assim solicitar ao proprietário da UC a padronização do padrão de entrada.
6- A geração de energia é prejudicada se houver alteração na internet?
Para monitorar o sistema de energia solar é utilizada a rede de internet local. Sempre que forem feitas alterações de roteador, modem, senha ou nome da rede, os gráficos do monitoramento podem sofrer alguma modificação, porém não há impactos para a geração da energia.
7- Como é dimensionado o sistema?
O sistema é dimensionado com base na média mensal de consumo de energia, município e das características físicas do local (inclinação e orientação do telhado). A partir disso, a quantidade de energia elétrica gerada poderá atender até 95% do consumo indicado pelo cliente.
8- Como posso solicitar um orçamento para instalar o sistema fotovoltaico na minha residência?
Entre em contato conosco. Para orçamentos ligue ou mande uma mensagem no WhatsApp para